quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sistema de Equãção do Primeiro Grau


Os sistemas de equação são ferramentas muito comuns na resolução de problemas em várias áreas (matemática, química, física, engenharia,...) e aparecem sempre em concursos e exames, como é o caso do vestibular. Os sistemas, geralmente, são resolvidos com uma certa facilidade o que causa muitas vezes uma desatenção, por parte do aluno, já que ele não tem dificuldade para encontrar a solução do sistema. Mas ele esquece que a dificuldade está na armação e principalmente na solução final da questão. Os sistemas são ferramentas que mesmo funcionando necessitam de alguém que saiba o construir com elas.

II – MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU

Além de saber armar o sistema é bom saber fazer a escolha pelo método mais rápido de resolução.
Vou apresentar três métodos sendo que o mais utilizado é o método da adição.

1º) método da adição

Este método consiste em deixar os coeficientes de uma incógnita opostos. Desta forma, somando-se membro a membro as duas equações recai-se em um equação com uma única incógnita.

EXEMPLO:



1º passo: vamos multiplicar a primeira linha por -1 para podermos cortar –2x com 2x



2º passo: Substituir y = - 2, em qualquer um das equações acima e encontrar o valor de x.



3º passo: dar a solução do sistema.

S = { (4, -2) }

2º) método da substituição

Este método consiste em isolar uma incógnita numa equação e substituí-la na outra equação do sistema dado, recaindo-se numa equação do 1º grau com uma única incógnita.

EXEMPLO:



1º passo: vamos isolar o y na primeira equação para podermos substituir na Segunda equação.




2º passo: Substituir y = 6 – 2x, na segunda equação para encontrar o valor de x.



3º passo: Substituir x = 4 em y = 6 – 2x, para encontrar o valor de y.

y = 6 – 2x
y = 6 – 2.4
y = 6 – 8
y = -2

4º passo: dar a solução do sistema.

Fórum de Discussão


Conteúdo Relacionado


Mais matérias de Matemática

Tags

1º grau classificação das matrizes derivada das funcoes equações exponenciais fórmula do termo geral inequações exponenciais operações com matrizes regra de chió romana seção sistema teorema de laplace tipos de matrizes volume e área da esfera equação funcao grafico numeração 1º grau coeficiente angular ou declividade de uma reta classificação das matrizes condição de existência e operação da matriz inversa cálculo da área de um triãngulo no plano cartesiano cálculo do coeficiente angular e da equação da reta derivada das funcoes distância entre ponto e reta divisão de polinômios equação geral da reta equações exponenciais função logarítmica fórmula do termo geral identidades inequações exponenciais operações com matrizes propriedades dos logaritmos polinômio nulo regra de chió romana seção sistema teorema de laplace tipos de matrizes valor numérico volume e área da esfera equação funcao grafico numeração


S = { (4, -2) }

Nenhum comentário:

Postar um comentário