terça-feira, 5 de julho de 2011

Valor Desconhecido Equação

EQUAÇÃO, O "X" DA QUESTÃO
Na Matemática, existe um termo "misterioso", em geral identificado pela letra "x". Ele representa um valor desconhecido e está por trás de muitos cálculos, entre eles o das equações. A tarefa é descobrir o valor do "x".
Uma equação nada mais é do que uma sentença matemática expressa por uma igualdade. As letras que aparecem - como x, y e z - são valores desconhecidos. A equação é a operação matemática que nos ajuda a determinar o valor dessas letras e tornar verdadeira essa relação de igualdade.



Ex.: A equação 3x + x - 4 = 2x + 6, descubra o valor de X?
3x + x - 4 = 2x + 6                                   
3x + x - 2x = 6 + 4 
4x - 2x = 10
2x = 10
x = 10/2
x = 5.
De acordo com o exemplo, primeiramente devemos passar tudo o que tem "x" para um lado da igualdade e o que não tem "x" para o outro. Para transportar um termo para o outro lado da igualdade, deve-se inverter a operação, de acordo com o que foi feito no exemplo acima.
Exercício 10: Descubra o valor de x na equação 4x + 3 = 11?



- Postado por: nine às 23h44
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FRAÇÃO: PARTE DO TODO
Provavelmente nunca passou pela sua cabeça que na hora em que você reparte uma pizza está resolvendo um exercício de fração. Parece difícil de acreditar, mas até nessa hora a Matemática está presente em nossas vidas.

            
Exemplo: Cláudia tinha 6 balas. Ela deu um terço das balas à sua irmã Melissa. Quantas balas Melissa ganhou?
1/3 de 6 = ?     6/3 = 2
Então 1/3 de 6 = 2
Melissa ganhou 2 balas.
Obs.: O denominador indica que você precisa separar as 6 balas em 3 grupos com quantidades iguais. Isto é, fazer 6/3.
O número que fica em cima, sobre o traço, é chamado de numerador, e indica quantas partes tomamos do todo. O traço separador significa divisão. O número que fica embaixo do traço recebe o nome de denominador, e indica em quantas vezes a unidade (o todo) foi dividida.

Exercício 8: Silas comprou 12 balões. Um quarto deles eram vermelhos. Quantos balões vermelhos ele comprou?

Exercício 9: Pedro mora a 18 quarteirões da escola. Ele já andou um terço dessa distância. Quantos quarteirões ainda faltam?
Veja as respostas...



- Postado por: nine às 23h28
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POTÊNCIA E RAÍZ
Potenciação, raiz quadrada, radiciação. Nomes que assustam, não é? Nem tanto. Esses elementos completam as operações de multiplicação e divisão, ajudando a expressar de modo mais simples números muito grandes ou pequenos.

Obesrve que quando elevamos a base 2 ao expoente3 obtemos como resultado o número 8. Dizemos que o logaritmo de 8 na base 2 vale 3.
Em outras palavras, aqui neste exemplo, logaritmo é o expoente que utilizamos para conseguir o número 8 quando utilizamos a base 2.
Exercício 6: Qual é a potência de ?

Raíz Quadrada
A operação inversa da potenciação é a radiciação. Ela serve para descobrir o número que foi multiplicado por ele mesmo várias vezes.
 
O número fora do símbolo da raíz é o índice e serve para definir quantas vezes o número procurado foi multiplicado por ele mesmo. O que fica dentro é o radicando. Portanto, sabemos que um número, multiplicado por ele mesmo tantas vezes quanto indica o índice, tem como resultado o radicando. O que precisas é apenas descobrir qual é este número, chamado de raíz.
 Exercício 7: Qual a raíz quadrada de 256?
 Veja as respostas...



- Postado por: nine às 17h46
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15/05/2007


MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
A multiplicação e a Divisão são operações matemáticas que nos ajudam a solucionar alguns problemas muitas vezes bastante simples, como dividir a conta em um restaurante, depois de ter almoçado com os amigos.

Multiplicação


Multiplicador e Multiplicando
Os termos de uma multiplicação são chamados de fatores e, o resultado final, de produto. Em uma multiplicação, o primeiro dado, ou fator, indica o número de vezes que um número, ou parcela, irá se repetir. Esse primeiro fator recebe o nome de multiplicador. O segundo fator, chamado multiplicando, indica o número que será repetido. O Produto é o nome dado ao resultado da multiplicação.
Obs.: A ordem em que os fatores aparecem não modifica o seu resultado final. Ou seja, 4 x 5 ou 5 x 4 tem o mesmo resultado que é 20.
Divisão

Por este método, o quociente é obtido depois que achamos o número que, multiplicado pelo divisor, tem como resultado 8. Nesse caso, será 4.
Exercício 4: Num jogo de basquete estavam presentes 3.124 pessoas. Cada pessoa pagou R$ 5,00. Qual foi a arrecadação nesse jogo?
Exercício 5: Resolva:
a) Em cada ônibus cabem 35 pessoas. Para transportar 140 pessoas, quantos ônibus são necessários?
b) Noventa lápis serão distribuídos igualmente entre 6 crianças. Quantos lápis receberá cada criança?
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- Postado por: nine às 22h18
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 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
     
                  
Exercício 2: Imagine que você está construindo uma casa para seus cachorros e sabe que as 2 paredes laterais precisam de 68 tijolos cada uma. Na do fundo, menor que as laterais, são mais 53. E na da frente, onde tem a abertura para eles passarem, são necessários mais 36. Qual o total de tijolos para a construção dessa casa? 
                                                                   
CONTAS DE CABEÇA
Como você faz quando precisa fazer uma soma ou uma subtração, mas não tem papel,caneta ou calculadora por perto? Para essas horas, existem alguns truques bem úteis que podem facilitar, e muito, a sua vida.
Exercício 3: Renato quer comprar uma bicicleta de R$ 300,00. Como já tem R$ 178,00, quanto dinheiro ainda deve juntar?
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- Postado por: nine às 21h12
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