domingo, 3 de julho de 2011

Área do Reltâgulo

  • Área do Retângulo e do Quadrado

  • Área do Retângulo e do Quadrado
    Cálculo de áreas
    Marcinha mora em uma casa que possui uma enorme área coberta. O pai de Marcinha resolveu colocar cerâmica na área. O pedreiro contratado para realizar a obra mediu a área e disse que ela tem a forma retangular com as seguintes dimensões: 9 metros de largura e 12 metros de comprimento, totalizando uma área de 108 metros quadrados (m²). Veja a ilustração da área:
    Se o pai de Marcinha resolver comprar blocos de piso no formato quadrado, de 1 metro de largura e 1 metro de comprimento, ele precisará de pelo menos 108 blocos, pois cada um deles tem 1 metro quadrado (m²) de área e a superfície total da área coberta é de 108 metros quadrados (m²).
    A área do quadrado e do retângulo é calculada multiplicando a medida do comprimento pela medida da largura. Todas as medidas devem estar na mesma unidade de comprimento. Veja a superfície da área com os blocos de cerâmica enumerados com dimensões de 1 metro de comprimento e 1 metro de largura.
     
    Foram utilizados 108 blocos de cerâmica para cobrir toda a superfície da área.

    Importante: O metro quadrado (m²) equivale à superfície ocupada por 1 quadrado de 1 metro de lado.


    Após cobrir toda a superfície da área, o pai de Marcinha pretende trocar todo o piso da sala de vídeo da casa. As dimensões da sala são 6 metros de comprimento e 4 metros de largura.
    A partir dessas dimensões conclui-se que a sala possui 24 metros quadrados de área (6m x 4m).
    Por Marcos Noé
    Matemático
    Equipe Escola Kids

     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário